Deserto de 30 hectares é transformado em floresta por um único africano

Apesar de a agricultura ser a principal fonte de sobrevivência em África, grande parte do continente é ocupado por desertos e zonas áridas. Além disso, com as constantes alterações climáticas, excesso de pastagens e aumento na densidade populacional, uma significativa quantidade de solo está completamente degradada e estéril. Mesmo com métodos científicos, apoiados pelo investimento de organizações internacionais, a solução para a melhoria do solo e da agricultura nem sempre vem. E é aí que entra a história de um homem que ficou conhecido por “parar o deserto”.

Na década de 80, Yacouba Sawadogo, um agricultor de Burkina Faso, decidiu fazer algo para mudar a realidade da sua comunidade, que sofria com as drásticas consequências da desertificação da região. Ele utilizou uma técnica chamada “zai”, que consiste em cavar pequenos buracos no chão duro e preenchê-los com adubo de fezes animais para que, durante as chuvas, as fendas retenham água e nutrientes para suportar as estações de estiagem.

Yacouba-Sawadogo-2

Mesmo com a falta de apoio dos seus próprios amigos, que desacreditavam da técnica de Sawadogo, ele nunca desistiu. Trabalhou duro durante anos, até que viu o resultado de tanto esforço: uma floresta de 30 hectares. Uma completa revolução na agricultura local.

Yacouba-Sawadogo-3

O incansável agricultor foi tão aclamado depois dos seus feitos, que recebeu um convite do presitente Barak Obama, em Washington – Estados Unidos, para falar pessoalmente sobre a sua metodologia, além de ter sido convidado para diversas conferências e palestras de importância internacional. O video abaixo é o trailer de um documentário que foi realizado pelo cineasta Mark Dodd para contar a incrível história deste homem.

A conclusão que eu chego, sabendo de tudo isto, é que no mundo existem dois tipos de pessoas: as que não tentam fazer coisas que parecem impossíveis e as que tentam. Yacouba Sawadogo, sem nenhuma dúvida, faz parte da segunda opção.

Via | Fotos: ©Andrea Borgarello, Reprodução W4RA

More from Zeca de Oliveira

Afrika Kicker – Uma ideia criativa em prol de adolescentes africanos

No mundo da publicidade, há muitas ideias brilhantes. Umas funcionam mais que...
Read More