Lac de Gafsa – o lago que surgiu misteriosamente num deserto da Tunísia

Depois de falarmos aqui no YeboThis do misterioso lago Natron, na Tanzania, agora é a vez de outro lago que está a chamar a atenção por conta de sua aparição repentina no início do mês passado, na cidade de Gafsa – Tunísia . Trata-se do Lac de Gafsa, que ganhou o nome popular de Gafsa Beach e já tem até Página no Facebook.

Alguns pastores de gado, da região, foram os primeiros a se depararem com a piscina natural cuja qual ninguém sabe explicar muito bem como surgiu. Segundo o The Guardian, num minuto o lago não existia e no outro, como uma miragem, apareceu ocupando cerca de um hectare com sua água azul-turquesa. Alguns peritos dizem que o surgimento da água à superfície pode estar relacionado à atividade sísmica, mas nem todos concordam.

As autoridades locais aconselharam sobre o perigo de mergulhar no lago, já que por ali existem muitos depósitos de fosfato e não se sabe ainda se as suas águas podem estar contaminadas, mas parece que os visitantes não querem perder a oportunidade de mergulhar no Lac de Gafsa, como mostra este video:

Há quem diga que o lago é uma maldição e outros que dizem que é um milagre. Mas qualquer que seja a explicação, o Lac de Gafsa não deixa de ser mais uma incrível obra da natureza.

Lac de Gafsa 2 lacdegafsa2 lacdegafsa3 lacdegafsa4 lacdegafsa5 lacdegafsa6 lacdegafsa7 lacdegafsa8

Imagens: reprodução do Lac de Gafsa

 

More from Zeca de Oliveira

Artista canadense cria série de ilustrações inspiradas em mulheres africanas

Os desenhos criados pela artista visual canadense (ou canadiana, se preferires) Sara Golish, são verdadeiramente lindos....
Read More