Librii – Bibliotecas de baixo custo em África com ajuda de crowdfunding

“Todo o mundo fala sobre a escassez de alimentos e água, mas há também escassez de informação”. É com esta frase de David Dewane que apresentamos o Librii: um projeto para criação de bibliotecas de baixo custo, de sua época de mestrado em arquitetura na Rice University (EUA), que saiu do papel e está prestes a tornar-se realidade em África.

librii4-w750

A ideia consiste em disponibilizar espaços onde haja acesso a informação atualizada e incentivar a população local a gerar conteúdo próprio. A Librii será composta por um edifício âncora com salas de leitura e estudo, onde serão armazenados materiais físicos, como livros. Contará ainda com um “eHub”, estrutura construída a partir de um container, para integrar os componentes técnicos, incluindo sinal de internet wireless, aproveitando a expansão da fibra óptica pela África. E, por fim, entre esses dois espaços, haverá uma área de rede Wi-Fi aberta ao público, com curadoria de conteúdo e programas educacionais.

librii3-w750

E qual a relevância de uma iniciativa dessas? Em África, há cerca de 1 bilhão de pessoas, sendo que 13% delas têm acesso a internet e somente 3% à banda larga. Incluir esta população na rede, pode ser um agente de mudança no continente. Para conseguir dar vida a Librii, um esquema de crowdfunding foi iniciado em março de 2013 e já alcançou sua meta inicial de USD 50.000,00.

librii2-w750

O primeiro país escolhido para receber a Librii foi Gana devido sua estabilidade política, segurança, localização e crescente economia. Parceiros importantes como Wikipedia, World Bank Institute e Dell Social Innovation Challenge, passaram a ter interesse no projeto e tudo indica que ele alcançará seu objetivo: dar ferramentas para busca de informação, geração de conhecimento e enfim, o crescimento do indivíduo. No vídeo a seguir, é possível saber mais sobre a Librii.

Esperamos que mais iniciativas como essa estendam-se por toda a África!

 

Via 1, Via 2

More from Sâmela Silva