O ambiente urbano-selvagem de um grupo de domadores de hienas

As imagens não são novas. “The Hyena & Other Men”, a famosa coleção de retratos documentais do fotógrafo Pieter Hugo foi realizada entre 2005 e 2007 em Lagos, na Nigéria e até hoje é capaz de causar arrepios.

Não é preciso estar de frente com uma hiena para saber que é um animal medonho, aliás, qualquer criança que já tenha visto o Rei Leão vai concordar comigo! Mas, voltando ao “The Hyena & Other Men”, eu li que o Pieter Hugo sentiu-se muito fascinado pela hibridização do urbano e do selvagem presente na história deste grupo exótico de artistas. Sim, eles ão artistas e ganham a vida entretendo multidões em suas viagens pela África ocidental.

Pieter interessou-se pelo relacionamento paradoxical entre as feras e os seus manipuladores, que algumas vezes é amorosa e afetuosa e outras é extremamente brutal e cruel. Daí ele tentou colocar isso em seus registros. De qualquer forma, e independente da experiência que o fotógrafo teve individualmente, cada imagem desta série tem o poder de gerar muita reflexão sobre a complexidade cultural que rodeia essa curiosa tribo africana. Ou no mínimo, concluir que esse pessoal é mesmo muito corajoso!

Para quem já viu o trabalho, sempre vale a pena ver novamente. Para quem não viu, força! 😉

pieter01 pieter02 pieter03 pieter04 pieter05 pieter06 pieter07 pieter08 pieter09

Via | Todas as imagens: ©Pieter Hugo

 

More from Zeca de Oliveira

Lac de Gafsa – o lago que surgiu misteriosamente num deserto da Tunísia

Depois de falarmos aqui no YeboThis do misterioso lago Natron, na Tanzania, agora...
Read More