Orixás viram super-heróis em filme nigeriano

É frequente vermos super-heróis inspirados nas mitologias gregas e nórdica. E apesar de haver alguns (poucos) super-heróis africanos conhecidos, não é nada comum nos depararmos com um filme dedicado exclusivamente a personagens da cultura africana.

Na contra-mão disso tudo, o diretor nigeriano Nosa Igbinedion resolveu produzir um filme de super-heróis africanos, baseados na mitologia iorubá. Os elementos dessa mitologia foram fundamentais para a formação do candomblé e outras religiões afro-brasileiras.

Oya: Rise of the Orisha (A Ascensão dos Orishas), produzido pela I Go Films através de uma campanha de financiamento coletivo, conta a história de Oya – conhecida como Iansã – a única deusa orixá que tem contato com os seres humanos. Os orixás mais conhecidos estão na história apresentada no filme, como Iemanjá, Ogum, Oxum, Exu e Xangô.

À parte a qualidade técnica, que claramente não tem nada a ver com os filmes de super-heróis que você conhece, é curioso ver África se movimentando no cinema, não acha?

More from Gláucia Quênia

Mascaras Afro-Brasileiras pelas ruas de São Paulo

Rolou em São Paulo, no elevado Costa e Silva (Minhocão), uma exposição...
Read More