Projeto inovador promete transformar música em energia limpa no Quênia

Se música é movimento e movimento é energia, então, basicamente música é energia. Pelo menos a percussionista Sudha Kheterpal – da banda inglêsa Faithless e que já tocou com Spice Girls, Kylie Minogue e Dido –  levou esta conclusão ao pé da letra e iniciou o projeto #ShakeYourPower, que tem como objetivo transformar música em energia limpa.

syp-flyer

O projeto de Sudha visa promover o SPARKS, dispositivo do qual ela participou da criação. Trata-se de uma espécie de chocalho que, ao ser utilizado como instrumento musical, acumula energia numa bateria recarregável, embutida internamente. E com um cabo USB, é possível utilizar esta energia para acionar uma lanterna, ou mesmo recarregar o telemóvel. Em tese, num país como o Quênia, onde apenas cerca de 25% da população tem acesso à energia e considerando que o telemóvel é principal meio de comunicação em África, o SPARKS é realmente uma excelente ideia.

syp1

Por meio de um site de crowdfunding, Sudha Kheterpal conseguiu arrecadar 50 mil libras para viabilizar as últimas três etapas do projeto: transformar o protótipo em um produto; fabricar 1.000 chocalhos e distribuí-los no Quênia; e desenvolver e colocar em prática kits capazes de ensinar crianças a construir seus próprios SPARKs.

syp2

syp3 syp4 syp5

Com tudo isto, não dá para negar que o #ShakeYourPower realmente mexe com as pessoas!

Via | Fotos: divulgação

More from Fernando Almeida

Um projeto dedicado à arquitetura vernacular africana

Caso você se interesse por arquitetura e seja fascinado pela África, vai gostar...
Read More