Uma bola de futebol que gera energia elétrica

É difícil pensar em como seria não ter energia elétrica o suficiente nem mesmo para recarregar um tablet ou telemóvel. Basicamente, a comunicação digital depende disso. Mas vale lembrar que, só na África subsaariana, mais de 600 milhões de pessoas não tem acesso nenhum à eletricidade ou, quando o tem, é através de geradores movidos à combustíveis poluentes.

Só para você ter uma ideia, estima-se que mais de 80% da população de países como Malawi, Quênia e Tanzania vivem sem luz elétrica.  É por isso que projetos inovadores como o SOCCKET, da a empresa Uncharted Play e sua fundadora, Jessica Matthews, são tão importantes na mudança de consciência global quando o assunto é energia limpa em África.

A SOCCKET é uma bola de futebol que gera energia elétrica enquanto está sendo usada. Depois, pode servir como lanterna ou para carregar pequenos aparelhos eletrônicos. O video acima, mostra o professor nigeriano James Ajah Eiche, que utiliza projeto para trabalhar com as crianças da sua comunidade. Para ele, não somos ninguém sem educação, e sem energia não se consegue ler.

Veja também: Projeto inovador promete transformar música em energia limpa no Quênia

 

Tags from the story
, , , ,
More from Gláucia Quênia

Orixás viram super-heróis em filme nigeriano

É frequente vermos super-heróis inspirados nas mitologias gregas e nórdica. E apesar...
Read More