Não resta dúvidas que ideias simples e bem desenvolvidas devem ser sempre incentivadas. E quando isso acontece em África, nós do YeboThis ficamos duplamente felizes. É sabido que um dos grandes problemas, no que diz respeito à saúde pública na África subsaariana é a malária – que mata principalmente crianças, mulheres grávidas e idosos. Segundo dados da Organização Mundial de Saúde, cerca de 90% de todos os casos de malária no mundo ocorrem em África
Recentemente, uma ideia teoricamente simples foi desenvolvida pelos estudantes Moctar Dembélé, do Burkina Faso, e Gérard Niyondiko, do Burundi. Os dois são alunos do Instituto Internacional de Água e Meio Ambiente, no Burkina Faso, e ganharam o Grande Prêmio de 25 mil dólares, no Global Social Venture Competition 2013.
Eles criaram a fórmula repelente usando como base 3 ervas facilmente encontradas no solo do Burkina Faso. O produto funciona como um repelente comum, mas, como é produzido com produtos naturais e locais, o seu preço torna-se infinitamente menor, o é imprescindível entre as comunidades carentes.
O vídeo abaixo fala um pouco mais sobre o projeto dos estudantes e os seus objetivos.
Via | Imagens: divulgação