Há quem diga que é lindo, há quem diga que é repugnante e há quem prefere não dizer nada, mas a verdade é que a escarificação sempre foi e ainda é uma prática comum no continente mãe. Contudo, por conta da pressão de determinados grupos sociais e até religiosos, alguns povos estão a perder esta tradição. Pelo menos é o que está a acontecer na cidade de Abidjan, na Costa do Marfim.
Intrigada com a questão e motivada a levantar debates sobre a complexidade do tema, a fotógrafa Joana Choumali – que também é da Costa do Marfim – decidiu iniciar um projeto fotográfico para registrar a última geração de cidadãos adeptos à prática da escarificação no seu país. Choumali decidiu dar ao projeto o nome de “Hââbré, a última geração” (Hââbré significa Escarificação na língua Kô de Burkina Faso).
Contudo, e por mais que as opiniões sobre o assunto possam ser conflitantes, a verdade é que esse tipo de realidade muitas vezes está distante de nós, o que faz com que sequer tenhamos uma opinião sobre o tema. É por isso que trabalhos como o de Joana Choumali são tão importantes.
O trabalho completo da fotógrafa estará em exibição na Fondation Donwahi For The Contemporary Arts, em Abidjan, até 30 de Agosto, mas ela autorizou-nos a partilhar algumas das obras. Portanto, aproveita!
Se quiseres ver mais do trabalho de Joana Choumali, visita o seu site e a sua página no facebook.