É difícil pensar em como seria não ter energia elétrica o suficiente nem mesmo para recarregar um tablet ou telemóvel. Basicamente, a comunicação digital depende disso. Mas vale lembrar que, só na África subsaariana, mais de 600 milhões de pessoas não tem acesso nenhum à eletricidade ou, quando o tem, é através de geradores movidos à combustíveis poluentes.
Só para você ter uma ideia, estima-se que mais de 80% da população de países como Malawi, Quênia e Tanzania vivem sem luz elétrica. É por isso que projetos inovadores como o SOCCKET, da a empresa Uncharted Play e sua fundadora, Jessica Matthews, são tão importantes na mudança de consciência global quando o assunto é energia limpa em África.
A SOCCKET é uma bola de futebol que gera energia elétrica enquanto está sendo usada. Depois, pode servir como lanterna ou para carregar pequenos aparelhos eletrônicos. O video acima, mostra o professor nigeriano James Ajah Eiche, que utiliza projeto para trabalhar com as crianças da sua comunidade. Para ele, não somos ninguém sem educação, e sem energia não se consegue ler.
Veja também: Projeto inovador promete transformar música em energia limpa no Quênia