Deserto de 30 hectares é transformado em floresta por um único africano

Apesar de a agricultura ser a principal fonte de sobrevivência em África, grande parte do continente é ocupado por desertos e zonas áridas. Além disso, com as constantes alterações climáticas, excesso de pastagens e aumento na densidade populacional, uma significativa quantidade de solo está completamente degradada e estéril. Mesmo com métodos científicos, apoiados pelo investimento de organizações internacionais, a solução para a melhoria do solo e da agricultura nem sempre vem. E é aí que entra a história de um homem que ficou conhecido por “parar o deserto”.

Na década de 80, Yacouba Sawadogo, um agricultor de Burkina Faso, decidiu fazer algo para mudar a realidade da sua comunidade, que sofria com as drásticas consequências da desertificação da região. Ele utilizou uma técnica chamada “zai”, que consiste em cavar pequenos buracos no chão duro e preenchê-los com adubo de fezes animais para que, durante as chuvas, as fendas retenham água e nutrientes para suportar as estações de estiagem.

Yacouba-Sawadogo-2

Mesmo com a falta de apoio dos seus próprios amigos, que desacreditavam da técnica de Sawadogo, ele nunca desistiu. Trabalhou duro durante anos, até que viu o resultado de tanto esforço: uma floresta de 30 hectares. Uma completa revolução na agricultura local.

Yacouba-Sawadogo-3

O incansável agricultor foi tão aclamado depois dos seus feitos, que recebeu um convite do presitente Barak Obama, em Washington – Estados Unidos, para falar pessoalmente sobre a sua metodologia, além de ter sido convidado para diversas conferências e palestras de importância internacional. O video abaixo é o trailer de um documentário que foi realizado pelo cineasta Mark Dodd para contar a incrível história deste homem.

A conclusão que eu chego, sabendo de tudo isto, é que no mundo existem dois tipos de pessoas: as que não tentam fazer coisas que parecem impossíveis e as que tentam. Yacouba Sawadogo, sem nenhuma dúvida, faz parte da segunda opção.

Via | Fotos: ©Andrea Borgarello, Reprodução W4RA

More from Zeca de Oliveira
Artista canadense cria série de ilustrações inspiradas em mulheres africanas
Os desenhos criados pela artista visual canadense (ou canadiana, se preferires) Sara Golish, são verdadeiramente lindos....
Read More
0 replies on “Deserto de 30 hectares é transformado em floresta por um único africano”